Por que investir em qualidade e teste de software?

Com a transformação digital, vemos cada vez mais empresas investindo na produção de softwares e aplicativos para facilitar as atividades do dia a dia. Uma das formas, por exemplo, é com a criação de aplicativos para vendas online e captar mais clientes.

Contudo, não basta apenas investir na criação da solução: é preciso ir além e investir em qualidade e teste de software. Isso poderá ser um grande diferencial para os seus resultados e expansão das atividades.

Saiba mais a seguir as razões pelas quais você não pode deixar de investir nessas questões e tire suas dúvidas.

Evitar falhas que comprometam suas atividades

Um dos pontos principais para realizar o teste de software é analisar se os padrões de qualidade foram implementados e conferir se há algum tipo de falha que pode comprometer o uso no dia a dia.

Por exemplo, se o software possui algum tipo de falha que possa vir a expor os dados pessoais do cliente, isso precisa ser corrigido o quanto antes, para evitar problemas.

Mas vale, também, para questões mais sutis. Por exemplo, se o cliente não consegue chegar rapidamente no botão de conclusão de compra, isso pode desincentivá-lo a fazer compras na plataforma.

Verificar o software pelo olhar do cliente

Quando os responsáveis produzem o software, muitas vezes pode ocorrer uma perda do olhar com foco no cliente, orientando o desenvolvimento muito mais para as demandas da empresa.

Contudo, se o cliente não conseguir utilizar a solução criada, ou tiver dificuldades para o uso ou, ainda, que determinadas funcionalidades não sejam atrativas, não adiantará de nada, mesmo que o software seja de qualidade e não tenha falhas.

Por isso, é importante submetê-lo ao teste para ter certeza de que entregará algo que gere valor para o seu cliente.

Encontrar oportunidades de melhorias e novas funcionalidades

O teste de software não é apenas para encontrar problemas como bugs e falhas (sejam elas leves ou graves), sabia? A partir dele é possível, também, encontrar oportunidades de melhorar funcionalidades e trazer outras possibilidades que podem ser interessantes.

Por exemplo, no teste de software, você pode descobrir que é possível introduzir um botão novo de interação, o que pode melhorar a experiência do cliente com o seu negócio.

Isso acontece porque o teste de software realiza a verificação da ferramenta seguindo o provável caminho que o cliente faria. A partir disso, é possível identificar pontos que seriam interessantes para eles.

E quando se tem uma funcionalidade estável, é importante pensar em automação de testes, gerando mais valor a entrega de forma mais rápida, deixando o Analista de Testes com foco em validações funcionais novas, com olhar mais crítico.

Evitar problemas de imagem para a empresa

Se o software utilizado pela sua empresa começar a apontar problemas de usabilidade, isso pode causar uma impressão ruim para seu público e, consequentemente, prejudicar a imagem da sua empresa.

Por exemplo, se uma pessoa não consegue navegar bem no app de um e-commerce, ela poderá abandonar o carrinho e fazer a compra em outro lugar. O teste de software e aplicativos permite avaliar não só se há bug nesse processo, mas se ele é, de fato, intuitivo ou se há algum tipo de gargalo que comprometa os resultados.

Investir em qualidade e teste de software é fundamental para proporcionar uma melhor experiência para seus clientes. Com isso, você evita problemas em sua imagem no mercado.

Para isso, é importante que o teste seja feito por empresa especializada e que cuide de todas as etapas do processo, evitando que passe qualquer tipo de problema e garantindo maior eficácia no uso das suas soluções.

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