Por que os usuários abandonam a utilização dos sites ou apps? 

Já aconteceu de você entrar em uma página virtual para fazer uma pesquisa, resolver um problema ou apenas ter um pouco mais de entretenimento, mas acabou passando estresse com lentidão, falta de informação ou falhas?  

Erros no site ou no aplicativo são capazes de provocar esse desconforto e fazer com que muitas pessoas desistam do acesso. Afinal, o tempo e a energia gastos para entrar e permanecer em uma página mal otimizada e sem qualidade de software trazem impactos negativos para a experiência do usuário, favorecendo o abandono.

Por esse motivo, o melhor a se fazer é evitar que esse tipo de situação ocorra no seu site. Não é à toa que um bom planejamento e uma manutenção e testes de software adequado fazem toda a diferença na hora de manter um sistema online. No entanto, para isso, é fundamental também conhecer os principais tipos de erros no site e no aplicativo que incomodam o público.  

Quer ajuda nessa missão? Fique por dentro de 7 problemas que precisam ser evitados na sua página virtual!  
 
1. Falhas no app ou no site  
Falhas após o carregamento ou ao realizar uma função dentro de um sistema são muito comuns após atualizações ou lançamentos que não passaram por uma boa sessão de testes. O pior de tudo é que isso causa a desistência de muitos usuários. Isso porque a página não é capaz de atender às necessidades do público e por conta dessas falhas, por menores que sejam, o site ou app perde a utilidade para uma empresa. Mais ainda em negócios que dependem do ambiente virtual, como e-commerce e plataformas EAD, esse tipo de situação pode causar um grande prejuízo.  

2. Alto tempo de resposta  
Com os meios digitais é possível fazer tudo rapidamente. Além disso, essa agilidade tem uma enorme contribuição para a rotina de várias pessoas. Por isso, o uso de ferramentas online só aumenta. No entanto, o que acontece quando essa praticidade e velocidade não é encontrada em um sistema? Os usuários tendem a abandoná-lo e partir para um site ou aplicativo que tem um menor tempo de resposta. Ou seja, por mais que não pareça muito lógico, a otimização da página online também é fundamental para reter os visitantes por mais tempo. Afinal, quanto mais rápido um site carrega, maiores as chances de uma pessoa utilizar mais funções dentro do ambiente, até fazer tudo o que precisa e deseja, demorando mais para fechá-lo.  

3. Baixa performance do site ou do app  
O mesmo vale para um site ou aplicativo que não é capaz de desempenhar bem as atividades que se propõe. Por isso, esse é mais um dos principais problemas da baixa performance de um sistema. Outra falha frequente na ausência de um planejamento focado em experiência do usuário é a pouca aplicação de ferramentas de Search Engine Optimization (SEO). Desse modo, a página não é facilmente encontrada durante as pesquisas. Para garantir um melhor desempenho, é importante otimizar o código, o uso de palavras-chave, as imagens, o cache e os servidores. Com todos os elementos atuando adequadamente é possível projetar uma performance mais satisfatória e que não faz com que as pessoas decidam abandonar a página. 

 4. Falta de responsividade  
Você já se perguntou se o seu site é responsivo? Afinal, esse é mais um dos cuidados necessários ao colocar uma página no ar: garantir que qualquer pessoa consiga acessá-la, não importa onde estejam. Além disso, é preciso considerar que o desenvolvimento de novos dispositivos trouxe ainda mais inovação para a área da tecnologia. Desse modo, qualquer indivíduo consegue acessar a internet por meio dos mais variados aparelhos possíveis, até mesmo na TV ou no relógio. Sendo assim, torna-se fundamental que o seu site seja carregado em diferentes dispositivos, inclusive os móveis. Não apenas isso, é preciso que o sistema se adapte também a diferentes formatos de tela e ofereça qualidade durante o uso. Para quem tem aplicativos, a responsividade é importante para que o download esteja disponível para diferentes sistemas operacionais e o app ofereça o mesmo desempenho em cada um deles. Investir nesse cuidado, ultimamente, é também uma estratégia de marketing para alcançar e fidelizar um maior público.  

5. Design pouco atrativo  
É claro que a parte visual também conta. Um site pode funcionar perfeitamente, mas se não apresentar um design agradável e que reforce a usabilidade, torna-se facilmente abandonado pelos usuários. Por esse motivo, invista também na disposição das informações utilizadas na página. A combinação harmoniosa de cores, o equilíbrio nos elementos do site e o uso de componentes que contribuem para a geração da identidade visual ajudam a tornar o seu site ou aplicativo mais querido pelo público. Não para por aí! Investir em um design bem elaborado garante que o seu nome fique na cabeça dos usuários e a sua página se torne referência no nicho de atuação. Dessa maneira, torna-se mais acessada e recomendada, tanto pelos sites de busca quanto pelas pessoas que já a conhecem.  

6. Informações confusas  
Ao montar uma página online, é fundamental levar em consideração a agilidade durante o uso. Nesse contexto, planejar a forma que as informações serão dispostas também é mais um passo para evitar erros clássicos. Além de serem curtas e explicativas, é preciso que as informações apareçam de maneira estratégica, para conduzir o usuário a uma ação. Isso é ainda mais importante na página inicial, pois é o que vai garantir a permanência ou não da pessoa. Por isso, descreva cada segmento do site com poucas palavras. Quer ver um exemplo? “Quem somos nós?”, “Produtos”, “Contato”, entre outros, aparecem com termos simples e ajudam a identificar onde fica cada funcionalidade da página, sem dificuldade ou longo tempo de uso.  

7. Falta de segurança  
Essa é uma questão que deveria ser temida por todas as pessoas que têm um site ou aplicativo. O cadeado vermelho ou o aviso de falta de segurança. A proteção e a privacidade dos dados do usuário são essenciais e asseguradas por lei, de acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD). Por conta disso, é preciso realizar manutenções periódicas no sistema para evitar problemas que deixam o usuário vulnerável durante o acesso. Além disso, antes de lançar um site ou app, realize todos os testes necessários. Assim, a maioria das falhas pode ser evitadas.  

Sabe o que mais é capaz de evitar erros no site e no aplicativo? Contar com profissionais de qualidade. Ter pessoas que conheçam bem sobre o assunto e têm técnicas avançadas garante ajuda a fugir de problemas e ter uma página virtual otimizada e com muitos acessos.  

Quer evitar o abandono do seu site ou app pelos usuários? Então, entre em contato conosco para saber mais sobre como as nossas soluções sob medida que podem ajudar você! 

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